segunda-feira, outubro 17, 2016

A crosta terrestre é composta por três tipo de rochas

crosta terrestre, litosferaA terra e formada por três grandes camadas: crosta terrestre ou litosfera, o manto e o núcleo.
A crosta é a parte externa onde podemos encontrar rochas formadas por silício e alumínio.Tem uma espessura que pode variar sobre os continentes entre 20 a 70 km.

Essa camada do planeta é formada por rochas de diferentes seguimentos. As rochas são constituídas por grupos de minerais ou apenas um solidificado. Os minerais são elementos ou composto orgânicos que são encontrados na crosta terrestre.

CLASSIFICAÇÃO DAS ROCHAS DA CROSTA TERRESTRE.


São classificadas em magmáticas ou ígneas, sedimentares e metamórficas.
Rochas magmáticas é resultante de material no estado de fusão, material que vem do manto. As rochas magmáticas compõem aproximadamente 80% da crosta e pode ser dividida em dois grupos:


  • Extrusivas ou vulcânicas - que se formaram na superfície (basalto).
  • Intrusivas ou plutônicas – que se formaram internamente (granito).

  • As magmáticas intrusivas afloram na superfície quando acontecem a erosão. Isso acontece porque as outras rochas que as cobrem são removidas na erosão.
    Rochas sedimentares é resultante da deposição de detritos de outras rochas e acumulo de detritos orgânicos (sedimentos). As rochas sedimentares podem ser classificadas em:


  • Químicas – resultante de transformações químicas que alguns matérias em suspensão sofrem na água, como por exemplo o sal-gema, que é o deposito de cloreto de sódio.
  • Orgânicas - tem sua origem na ação de animais e vegetais ou pela acumulação de seus dejetos, como é o caso do calcário que é formado pela acumulação de restos de corais, conchas e outros. Não podemos esquecer do carvão mineral que é formado pela decomposição de restos vegetais que permaneceram enterrados por milhões de anos.
  • Detríticas – formada pela acumulação de fragmentos de outras rochas magmáticas mórficas ou mesmo sedimentares. Como por exemplo areia, argila, etc. Rochas metamórficas é resultante da transformação, em condições de pressão é de temperatura bastante elevada, de rochas preexistentes. As principais rochas metamórficas são: a ardósia, formada pela metamorfose do xisto; o gnaisse, resultante da transformação do granito; e o mármore, formado pela transformação do calcário.
  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário