terça-feira, agosto 25, 2015

Mapa,Clima,vegetação e forma de relevo de Minas Gerais

Texto e foto tirado do site www.mg.gov.br
Veja também:
Bandeira de Minas Gerais, seu significado
Serra do cipo em Minas Gerais
Divisão territorial do Estado de Minas Gerais
Minas Gerais é um estado brasileiro com uma longa extensão territorial, com 588.384,30 Km². Minas está localizada na região Sudeste, fazendo divisas com o estado de São Paulo, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Bahia, Goiás, (Distrito Federal) e Mato Grosso do Sul. É o segundo estado mais populoso do Brasil, ficando atrás de São Paulo.
O maior número de pessoas por m², está concentrada na capital mineira Belo Horizonte. No estado há aproximadamente 19.597.330 habitantes, desse total 2.375.151 estão na capital, o restante da população mineira está em cidades menores e na zona rural. < /p> A cobertura vegetal de Minas Gerais pode ser resumida em quatro tipos biomas principais: Mata Atlântica, Cerrado, Campos de Altitude ou Rupestres e Mata Seca. Diversos fatores, entre eles, o clima, o relevo e as bacias hidrográficas, são predominantes na constituição da variada vegetação regional.

Cerrado: Em Minas Gerais , predomina a vegetação de Cerrado, que aparece em cerca de 50% do Estado, especialmente nas bacias dos rios São Francisco e Jequitinhonha. As estações seca e chuvosa são bem definidas. A vegetação compõe-se de gramíneas, arbustos e árvores. Abriga importantes espécies da fauna: tamanduá, tatu, anta, jibóia, cascavel e o cachorro-do-mato, entre outras. Algumas delas estão ameaçadas de extinção, como é o caso do lobo-guará, do veado-campeiro e do pato-mergulhão.
Mata Atlântica: Ocupa o segundo lugar em Minas Gerais. A vegetação é densa e permanentemente verde, com elevado índice pluviométrico (chuvas) nessas regiões. As árvores têm folhas grandes e lisas. Encontram-se neste ecossistema muitas bromélias, cipós, samambaias, orquídeas e liquens. A biodiversidade animal também é muito grande na Mata Atlântica, com imensa variedade de mamíferos (macacos, preguiças, capivaras, onças), de aves (araras, papagaios, beija-flores), de répteis, de anfíbios e diversos invertebrados.

Campo de Altitude ou Rupestre: Caracteriza-se por uma cobertura vegetal de menor porte com uma grande variedade de espécies, com predomínio da vegetação herbácea, na qual os arbustos são escassos e as árvores raras e isoladas. É encontrado nos pontos mais elevados das serras da Mantiqueira, Espinhaço e Canastra. Na fauna, aparecem raposas, veados, micos, capivaras e cobras, entre outros.


Mata Seca: Aparece no Norte do Estado, no vale do rio São Francisco. As formações vegetais deste bioma se caracterizam pela presença de plantas espinhosas, galhos secos e poucas folhas na estação seca. No período de chuvas, a mata floresce intensamente, apresentando grandes folhagens. A vegetação é muito rica. As imponentes barrigudas, ou embarés, são as principais árvores. Também se destacam pau-ferro, ipês e angicos. Na fauna, podem ser observadas a ariranha, a onça pintada, a anta, a capivara e a águia pescadora.

Texto e foto tirado do site www.mg.gov.br

Mapa vegetação de Minas Gerais


mapa de minas gerais,clima tempo,hidrografia vegetação

Mapa relevo de Minas Gerais


mapa de minas gerais,clima tempo,hidrografia vegetação,relevo
REGIÃO SUDESTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário