Mapa,Clima,vegetação e forma de relevo de Minas Gerais

Texto e foto tirado do site www.mg.gov.br
Veja também:
Bandeira de Minas Gerais, seu significado
Serra do cipo em Minas Gerais
Divisão territorial do Estado de Minas Gerais
Minas Gerais é um estado brasileiro com uma longa extensão territorial, com 588.384,30 Km². Minas está localizada na região Sudeste, fazendo divisas com o estado de São Paulo, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Bahia, Goiás, (Distrito Federal) e Mato Grosso do Sul. É o segundo estado mais populoso do Brasil, ficando atrás de São Paulo.
O maior número de pessoas por m², está concentrada na capital mineira Belo Horizonte. No estado há aproximadamente 19.597.330 habitantes, desse total 2.375.151 estão na capital, o restante da população mineira está em cidades menores e na zona rural. < /p> A cobertura vegetal de Minas Gerais pode ser resumida em quatro tipos biomas principais: Mata Atlântica, Cerrado, Campos de Altitude ou Rupestres e Mata Seca. Diversos fatores, entre eles, o clima, o relevo e as bacias hidrográficas, são predominantes na constituição da variada vegetação regional.

Cerrado: Em Minas Gerais , predomina a vegetação de Cerrado, que aparece em cerca de 50% do Estado, especialmente nas bacias dos rios São Francisco e Jequitinhonha. As estações seca e chuvosa são bem definidas. A vegetação compõe-se de gramíneas, arbustos e árvores. Abriga importantes espécies da fauna: tamanduá, tatu, anta, jibóia, cascavel e o cachorro-do-mato, entre outras. Algumas delas estão ameaçadas de extinção, como é o caso do lobo-guará, do veado-campeiro e do pato-mergulhão.
Mata Atlântica: Ocupa o segundo lugar em Minas Gerais. A vegetação é densa e permanentemente verde, com elevado índice pluviométrico (chuvas) nessas regiões. As árvores têm folhas grandes e lisas. Encontram-se neste ecossistema muitas bromélias, cipós, samambaias, orquídeas e liquens. A biodiversidade animal também é muito grande na Mata Atlântica, com imensa variedade de mamíferos (macacos, preguiças, capivaras, onças), de aves (araras, papagaios, beija-flores), de répteis, de anfíbios e diversos invertebrados.

Campo de Altitude ou Rupestre: Caracteriza-se por uma cobertura vegetal de menor porte com uma grande variedade de espécies, com predomínio da vegetação herbácea, na qual os arbustos são escassos e as árvores raras e isoladas. É encontrado nos pontos mais elevados das serras da Mantiqueira, Espinhaço e Canastra. Na fauna, aparecem raposas, veados, micos, capivaras e cobras, entre outros.


Mata Seca: Aparece no Norte do Estado, no vale do rio São Francisco. As formações vegetais deste bioma se caracterizam pela presença de plantas espinhosas, galhos secos e poucas folhas na estação seca. No período de chuvas, a mata floresce intensamente, apresentando grandes folhagens. A vegetação é muito rica. As imponentes barrigudas, ou embarés, são as principais árvores. Também se destacam pau-ferro, ipês e angicos. Na fauna, podem ser observadas a ariranha, a onça pintada, a anta, a capivara e a águia pescadora.

Texto e foto tirado do site www.mg.gov.br

Mapa vegetação de Minas Gerais


mapa de minas gerais,clima tempo,hidrografia vegetação

Mapa relevo de Minas Gerais


mapa de minas gerais,clima tempo,hidrografia vegetação,relevo

Comentários