quarta-feira, julho 23, 2025

Dicas para aliviar a cólica e ajudar o bebê a dormir

  Para fazer um bebê dormir com cólica, a chave é acalmá-lo e aliviar o desconforto causado pelos gases. Movimentos suaves, como massagem na barriga e exercícios de bicicleta com as pernas, podem ajudar a soltar os gases. Além disso, posições que fazem pressão suave na barriga, como deitar o bebê de bruços sobre o antebraço, podem proporcionar alívio. Banhos mornos e contato pele a pele também são úteis para acalmar o bebê. 

Dicas para aliviar a cólica e ajudar o bebê a dormir: 



Massagem na barriga:

Massageie suavemente a barriga do bebê em movimentos circulares no sentido horário, de acordo com especialistas do site BabyCenter. Isso pode ajudar a liberar gases e reduzir o desconforto. 

Exercícios de bicicleta:

Deite o bebê de costas e faça movimentos suaves com as pernas, como se ele estivesse pedalando. Isso pode ajudar a estimular o intestino e liberar os gases. 

Posições que aliviam a cólica:

De bruços sobre o antebraço: Deite o bebê de bruços sobre seu antebraço, com a cabeça apoiada e fazendo uma leve pressão na barriga. 

De lado: Deite o bebê de lado, com uma perna dobrada e a outra estendida. Essa posição pode ajudar a liberar gases e refluxo. 

Banho morno:

Um banho morno pode ajudar a relaxar o bebê e aliviar o desconforto da cólica. 

Bolsa de água quente:

Aplique uma bolsa de água quente (morninha) na barriga do bebê, certificando-se de que não esteja muito quente para evitar queimaduras. 

Controle da alimentação:

Se o bebê for amamentado, a mãe deve evitar alimentos que possam causar gases, como grãos, refrigerantes e leite e derivados. 

Ruído branco:

O ruído branco, como o de um secador de cabelo ou aspirador de pó, pode ajudar a acalmar o bebê e mascarar outros sons que possam perturbá-lo. 

Importante: Se a cólica persistir ou piorar, consulte um pediatra. Além disso, evite colocar o bebê de bruços para dormir, pois essa posição pode aumentar o risco de Síndrome da Morte Súbita do Lactente (SMSL). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário