sexta-feira, outubro 21, 2016

Introdução a Biogeografia

A biogeografia estuda o ambiente e o biota, analizando-os, de uma forma setorizada, compreendendo é elaborando uma síntese de paisagem. Essa ciência geográfica é muito importante para o planejamento ambiental e essencial para a vida humana, diante das dificuldades e problemas ambientais e sociais que vivemos.( Troppmair, 2004).

A ciência da biogeografia procura entender a história dos organismos e das paisagem ao longo do tempo. Com o intuito de entender a distribuição dos seres vivos no planeta terra, os biogeógrafos fazem uma análise da distribuição dos organismos vivos e dos fósseis, que se relacionam com a história evolutiva desses seres vivos, e da evolução da paissagem da superfície terrestre.

O que procura explicar a biogeografia?

  • como as espécies e os táxons superiores são distribuídos e por que a composição taxonômica da biota varia de uma região para outra;
  • de que maneira as espécies se tornaram confinadas em certa área;
  • como e por que há parentesco entre as espécies;
  • qual é a história de uma espécie ou biota;
  • quais são os efeitos das glaciações e da tectônica de placas na distribuição dos seres vivos;
  • por que algumas espécies estão confinadas a uma região e outras espécies semelhantes vivem em regiões distintas;
  • por que animais e plantas de regiões isoladas, tais como Austrália e Madagascar, são tão específicos dessas áreas. (Nucci, 2008).

    O objeto dessa ciência são os seres vivos que podemos incluir os seres humano. O objetivo da biogeografia é entender os padrões de distribuição dos seres vivos e das paisagens, notando os seres vivos com suas interações e inter-relações com outros seres vivos e com o ambiente, numa visão sistêmica têmporo-espacial(Troppmair, 2004).

    . Segundo Troppmair (2004, p. 1) a biogeografia "estuda as enterações, a organização e os processos espaciais do presente do pasado, dando ênfase aos seres vivos- biocenoses - que hatitam determinado local: o biótipo". É uma ciência que mistura diversos seguimento , como geografia, a ecologia, a geologia e a biologia.
  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário