APOL-Território Cultura Representação

Questão 01
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O juízo de gosto como representação de uma estética universal, é fundamental na estruturação de uma forma inaugural de lidar com a natureza e com suas representações. Nesse caminho, devemos partir das diferenciações entre o agradável, o bom e o belo”.
Analise agora as afirmativas a seguir. Qual delas apresenta o conceito de padrão estético? Assinale a opção correta, tomando como referência os conteúdos apresentados nas aulas e no livro-base Território, Cultura e Representação.

A Objetos e gestos usados pelas pessoas no cotidiano (tipos de habitações, utensílios e ferramentas.
B Atribuição de significados aos aspectos imateriais dos diferentes objetos e artefatos.
C Aquilo que é considerado bonito ou feio em determinada sociedade, sendo que a classificação do o que é repulsivo ou atraente varia de cultura para cultura.
D São os padrões que determinam a classificação comum do que deve ser considerado feio em todas as culturas.
E Refere-se aos objetos de uso cotidiano, determinando o grau de beleza que devem conter para elevar o nível cultural de uma sociedade.

Questão 02
Leia o fragmento de texto a seguir:

“O estudo da paisagem exige um enfoque, do qual se pretende fazer uma avaliação definindo o conjunto dos elementos envolvidos, a escala a ser considerada e a temporalidade na paisagem. Enfim, trata-se da apresentação do objeto em seu contexto geográfico e histórico, levando em conta a configuração social e os processos naturais e humanos”.
Sobre o conceito de paisagem, analise as afirmações a seguir, tomando como referência os conteúdos estudados nas aulas e o livro-base Território, Cultura e Representação:
I. A construção do conceito de paisagem foi feita pela análise de importantes pesquisadores, como Alexander Von Humboldt (1769-1859) e Friedrich Ratzel (1844-1904).
II. Para alemães e ingleses, a paisagem está ligada ao território e ao aspecto visual; já para os russos, apresenta valor territorial.
III. O conceito de paisagem, considerando as fases pelas quais passou o debate sobre sua conceptualização, está finalmente pronto.
IV. A princípio, a paisagem seria aquilo visto no horizonte, como uma fotografia, uma visão feita de um mirante.
V. As diversas ciências desenvolveram suas próprias definições de paisagem, de acordo com seus campos de estudo. Estão corretas as seguintes afirmações:
A I, III e IV.
B I, III e V.
C III, IV e V.
D I, II e III
E I, II, IV e V.

Questão 03
Considere o seguinte fragmento de texto:

“Assim, a partir da década de 1970, a Nova geografia e os paradigmas tradicionais são intensamente questionados, surgindo a geografia crítica. Christofoletti (1985) classifica as tendências críticas em: geografia radical, geografia humanística e geografia idealista”.
Analise as afirmações a seguir, sob a ótica dos conteúdos apresentados nas aulas e no livro-base Território, Cultura e Representação, com relação às críticas que a Nova geografia recebeu no período entre 1960 e 1970:
I. A adoção de um neopositivismo cientificista e reducionista.
II. Uso excessivo de técnicas quantitativas.
III. Utilização acrítica de um aparato teórico sem as bases epistemológicas necessárias.
IV. A adoção, como objeto de pesquisa, de um modelo excessivamente racionalista de ser humano, o chamado homem econômico.
V. A análise das contradições entre capital e trabalho.
São corretas as afirmações:
A II e III.
B I e II.
C I, III e V.
D I, II, III e IV.
E III e IV.

Questão 04
Considere o extrato de texto a seguir:

“O espaço é vivido e percebido de maneira diferente pelos indivíduos, uma das questões decisivas da análise geográfica que se coloca diz respeito às representações que os indivíduos fazem do espaço. Essa Geografia procurou demonstrar que para o estudo geográfico é importante conhecer a mente dos homens para saber o modo como se comportam em relação ao espaço”.
Tendo em vista os conteúdos discutidos nas aulas e naqueles apresentados no livro-base Território, Cultura e Representação, assinale a alternativa que apresenta as áreas para as quais os trabalhos da geografia comportamental e da percepção continuam sendo expressivos:
A Urbanismo; Engenharias; Educação Comunitária.
B Tecnologia da Informação; Paisagismo; Interacionismo.
C Psicologia; Planejamento Empresarial; Finanças.
D Design; Planejamento Urbano; Educação Ambiental.
E Planejamento regional; Turismo; Transportes.

Questão 05
Atente para o fragmento de texto a seguir:

“A produção geográfica até os anos 70, afirma-se – embora admitindo exceções: Réclus, Kropotkin e outros –, sempre tivera uma pretensão à neutralidade e costumava deixar de lado os problemas sociais (e até mesmo os ambientais, na medida em que, em grande parte, eles são sociais), alegando que ‘não eram geográficos’ ”.
Considerando os conteúdos estudados nas aulas e o livro-base Território, Cultura e Representação, analise as afirmativas a seguir e assinale aquela que apresenta a posição central da Geografia Crítica:
A Descrição das paisagens e suas correlações com a população da qual são oriundas.
B Inventário das diferentes atividades industriais e sua configuração no espaço geográfico mundial.
C Valorização dos aspectos da Geografia Física e o provimento de bases científicas para a exploração dos recursos naturais.
D Posição política de esquerda, retomando o marxismo e o historicismo.
E Posição contemplativa das paisagens e das marcas mais incipientes deixadas pelo homem no processo de interação com a natureza.

Questão 06
Considere a seguinte citação:

“A superfície da Terra é o teatro privilegiado [...] de toda reflexão científica, o que desautoriza a colocação de seu estudo como especificidade de uma só disciplina. Esta definição do objeto apoia-se no próprio significado etimológico do termo Geografia – descrição da Terra. Assim, caberia ao estudo geográfico descrever todos os fenômenos manifestados na superfície do planeta [...]”.
Tendo em vista os conteúdos estudados nas aulas e do livro-base Território, Cultura e Representação, qual das alternativas abaixo diz respeito à abordagem da Geografia, enquanto ciência que estuda a diferenciação das áreas?
Assinale a alternativa que contém a opção correta:
A Geografia Cultural e Humanista.
B Geografia Moderna.
C Geografia Crítica.
D Geografia Tradicional.
E Geografia Teórica Quantitativa.

Questão 07
Leia o fragmento de texto a seguir:

“Nas enciclopédias originárias dos monastérios encontrava-se uma seção geográfica, ou melhor, cosmográfica. Desde a descrição da criação do mundo e a distribuição da humanidade na sua superfície, na parte cosmográfica estavam reunidas as informações sobre os fenômenos do tempo e do clima, das plantas, dos animais, das pedras preciosas”.
De acordo com a leitura do livro-base da disciplina Território, Cultura e Representação, qual das alternativas abaixo revela a forma como ocorria o desenvolvimento da Geografia durante a Idade Média? Assinale a alternativa correta:
A Com a Revolução Industrial, período no qual houve raras inovações no campo das técnicas.
B Por meio dos ideais da Geografia Marxista, que criticava o papel da ciência e sua interferência na religião.
C Por meio das cosmografias, fortemente influenciadas pela religião católica.
D A geografia quantitativa predominou durante esse período, e novos modelos matemáticos surgiram para auxiliar a análise do espaço geográfico.
E Por meio dos ideais iluministas, muito populares durante a Idade Média.

Questão 08
Leia o extrato de texto a seguir:

“Ao observar a evolução histórica do pensamento geográfico, constata-se que foi no período da chamada ‘Nova Geografia’ ou ‘Geografia Quantitativa’, entre outros adjetivos que recebeu a corrente mais pragmática no movimento de renovação da Geografia”.
Considerando o conteúdo apresentado nas aulas e no livro-base Território, Cultura e Representação, assinale a alternativa que contém as características do pensamento geográfico, propostas pela abordagem da Nova Geografia:
A Uma geografia com bases científicas, baseadas em métodos dedutivos e modelos teóricos.
B Uma geografia descritiva, com bases em inventários das paisagens e suas diferenciações por regiões.
C Uma geografia baseada na ideia de gêneros de vida, com diferenciações das regiões quanto ao domínio técnico.
D É a geografia baseada no cotidiano dos povos nômades, considerando a capacidade de adaptação às intempéries da natureza.
E Um aporte para a geografia física, com ênfase nas formas como ocorrem as alterações das paisagens por meio dos fenômenos físicos.

Questão 09
Atente para a seguinte citação:

“A Geografia Cultural, ou mais precisamente o interesse dos geógrafos pelos problemas culturais, nasceu na mesma época da Geografia Humana, final do século dezenove. [...] [Do] final do século dezenove até os anos cinquenta os geógrafos adotavam uma perspectiva positivista ou naturalista, não estudando a dimensão psicológica ou mental da cultura”.
Com base na citação e no conteúdo apresentado no livro-base Território, Cultura e Representação, qual autor e obra são considerados como sendo os marcos iniciais da Geografia Cultural?
Assinale a alternativa que contém a resposta correta:
A A obra de Friedrich Ratzel, com ênfase voltada para as condições econômicas dos lugares ou países.
B Os trabalhos de Alexander von Humboldt, um dos geógrafos mais renomados nos estudos envolvendo geografia e cultura.
C Charles Darwin, com a publicação de “A origem das espécies”.
D A obra de Auguste Comte, filosofo francês e fundador da filosofia positivista.
E Isaac Newton, que relacionou noções de gravidade com a cultura dos povos.

Questão 10
Leia a seguinte passagem de texto:

“É suficiente, porém, considerar os chamados países novos, Pradarias da América, Pampas e mesmo a Puszta, as estepes russas ou enfim a Mitidja e outras partes da Argélia para apreciar as mudanças geográficas trazidas pela substituição de um gênero de vida por outro”.
Considerando os conteúdos estudados nas aulas e no livro-base Território, Cultura e Representação, a ideia de gênero de vida é comumente aplicada à descrição de comunidades tradicionais. Entretanto, existem processos que esta ideia não dava conta de explicar. Quais são esses processos? Assinale a alternativa que contém a opção correta:
A A exploração das florestas nativas na América e na África.
B O processo de industrialização dos países que foram colônias europeias.
C A rápida urbanização e a industrialização dos centros urbanos europeus e norte-americanos.
D A rápida mobilização das populações das colônias quanto aos domínios das metrópoles.
E O avançado processo de desertificação dos países situados ao norte da África, mais propriamente nas bordas do deserto do Saara.

Gabarito

OBS: Não e o gabarito oficial, três questões podem estar errada .
01) letra C
02) letra E
03) letra D
04) letra D
05)letra D
06)letra A
07) letra C
08) letra A
09)letra C
10)letra C

Comentários