Conhecimento específica Auxiliar de Coordenação concurso Tabuleiro MG

1. Gestão escolar. Coordenação e auxiliar de coordenação pedagógica (na educação infantil e no ensino
fundamental) saberes, práticas, gestão e organização do cotidiano escolar do coordenador pedagógico e do
auxiliar de coordenação. Liderança organizacional, educacional e gestão escolar. 2. Disciplina Escolar:
Conceitos e possibilidades. Rotina Pedagógica e suas implicações e importância. Planejamento e organização
do trabalho escolar. 3. Projeto político pedagógico e o ensino e aprendizagem. Saberes e práticas voltadas
para o desenvolvimento de competências cognitivas, afetivas, sociais e culturais. Os recursos didáticos como
meio de articulação entre os diferentes componentes curriculares. 4. Diretrizes curriculares nacionais gerais
para a educação básica. Políticas públicas e reformas educacionais. Diretrizes curriculares nacionais gerais
para a educação básica. Educação infantil e suas especificidades. Ensino fundamental de 9 anos: orientações
para a inclusão da criança de 6 anos de idade. 5. Avaliação escolar: conceitos, práticas, realidade e desafios.
6. Educação Inclusiva: conceitos, desafios e fundamentos. Conceito de pessoa com deficiência, direito à
igualdade e não discriminação, direito ao atendimento prioritário, direito à educação e acessibilidade no
Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/15, de 06 de julho de 2015); Alunos com deficiência.
Inclusão, diversidade, exclusão. Noções sobre a acessibilidade para pessoas com deficiência (Lei nº 10.048/00,
Lei nº 10.098/00 e o Decreto-Lei nº 5.296/04). A Escola, o Currículo e a Diversidade. 7. Comunicação e
Educação e suas particularidades. Comunicação: conceito, definição, tipos, importância, estratégias
comunicativas para a escola. Os elementos da comunicação. Os problemas da falta ou dos ruídos da
comunicação. Clima organizacional e trabalho em equipe. Comunicação e Educação.
ABRAMOWICZ, Anete; SILVERIO, Valter Roberto (Org.). Afirmando diferenças: montando o quebra-cabeça
da diversidade na escola. 3.ed. Campinas: Papirus, 2010
ALVES, Nilda; GARCIA, Regina Leite. Rediscutindo o papel dos diferentes profissionais da escola na
contemporaneidade. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto (org.) et al. Supervisão para uma escola de qualidade
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Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela
Alfabetização na Idade Certa. A organização do trabalho escolar e os recursos didáticos na alfabetização.
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2018/2015/lei/l13146.htm
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Gestão escolar: enfrentando os desafios cotidianos em escolas públicas. Editora CRV Curitiba 2009. Disponível
em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2170-livro-unir-
2009&Itemid=30192
Coordenador pedagógico: função, rotina e prática /elaboradoras Elisabete Monteiro...[et al.] coordenadora
geral Ana Inoue e Cybele Amado; coordenação pedagógica Beatriz Gouveia. -- 1. ed. -- Palmeiras, BA: Instituto
Chapada de Educação e Pesquisa, 2012. -- (Série educar em rede)
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LUCK, Heloisa. Ação integrada na escola; administração, supervisão e orientação educacional. 11 ed -
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VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico
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