sexta-feira, outubro 27, 2017

Conhecimento específica Auxiliar de Coordenação concurso Tabuleiro MG

1. Gestão escolar. Coordenação e auxiliar de coordenação pedagógica (na educação infantil e no ensino
fundamental) saberes, práticas, gestão e organização do cotidiano escolar do coordenador pedagógico e do
auxiliar de coordenação. Liderança organizacional, educacional e gestão escolar. 2. Disciplina Escolar:
Conceitos e possibilidades. Rotina Pedagógica e suas implicações e importância. Planejamento e organização
do trabalho escolar. 3. Projeto político pedagógico e o ensino e aprendizagem. Saberes e práticas voltadas
para o desenvolvimento de competências cognitivas, afetivas, sociais e culturais. Os recursos didáticos como
meio de articulação entre os diferentes componentes curriculares. 4. Diretrizes curriculares nacionais gerais
para a educação básica. Políticas públicas e reformas educacionais. Diretrizes curriculares nacionais gerais
para a educação básica. Educação infantil e suas especificidades. Ensino fundamental de 9 anos: orientações
para a inclusão da criança de 6 anos de idade. 5. Avaliação escolar: conceitos, práticas, realidade e desafios.
6. Educação Inclusiva: conceitos, desafios e fundamentos. Conceito de pessoa com deficiência, direito à
igualdade e não discriminação, direito ao atendimento prioritário, direito à educação e acessibilidade no
Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/15, de 06 de julho de 2015); Alunos com deficiência.
Inclusão, diversidade, exclusão. Noções sobre a acessibilidade para pessoas com deficiência (Lei nº 10.048/00,
Lei nº 10.098/00 e o Decreto-Lei nº 5.296/04). A Escola, o Currículo e a Diversidade. 7. Comunicação e
Educação e suas particularidades. Comunicação: conceito, definição, tipos, importância, estratégias
comunicativas para a escola. Os elementos da comunicação. Os problemas da falta ou dos ruídos da
comunicação. Clima organizacional e trabalho em equipe. Comunicação e Educação.
ABRAMOWICZ, Anete; SILVERIO, Valter Roberto (Org.). Afirmando diferenças: montando o quebra-cabeça
da diversidade na escola. 3.ed. Campinas: Papirus, 2010
ALVES, Nilda; GARCIA, Regina Leite. Rediscutindo o papel dos diferentes profissionais da escola na
contemporaneidade. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto (org.) et al. Supervisão para uma escola de qualidade
da formação à ação; tradução do espanhol: Sandra Valenzuela. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000
AUGUSTO, Silvana. Desafios do coordenador pedagógico. Revista Nova Escola. São Paulo, ed. 192, maio
2006. Disponível em revistaescola.abril.com.br/edicoes/0192/aberto/ mt_133398.shtml
Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela
Alfabetização na Idade Certa. A organização do trabalho escolar e os recursos didáticos na alfabetização.
Caderno 04 / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.
– Brasília: MEC, SEB, 2015.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência
(estatuto da pessoa com deficiência). Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-
2018/2015/lei/l13146.htm
BRASIL. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva janeiro de 2008.
Disponível em http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Ensino fundamental de 9 anos: orientações
para a inclusão da criança de 6 anos de idade. Brasília, 2007.
COLARES Maria Lília Imbiriba Sousa, PACÍFICO Juracy Machado, ESTRELA George Queiroga (Organizadores).
Gestão escolar: enfrentando os desafios cotidianos em escolas públicas. Editora CRV Curitiba 2009. Disponível
em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2170-livro-unir-
2009&Itemid=30192
Coordenador pedagógico: função, rotina e prática /elaboradoras Elisabete Monteiro...[et al.] coordenadora
geral Ana Inoue e Cybele Amado; coordenação pedagógica Beatriz Gouveia. -- 1. ed. -- Palmeiras, BA: Instituto
Chapada de Educação e Pesquisa, 2012. -- (Série educar em rede)
GATTI, Bernadete Angelina, BERNARDES, Nara Maria G., MELLO, Guiomar Namo de. Estudo sobre a função
do Assistente Pedagógico. Disponível em http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/cp/arquivos /224.pdf.
LIMA, Maria Angélica Pedrosa de, SANTOS, Diego Gomes do Santos, SILVA, Thamine Araújo. O coordenador
pedagógico e a construção de sua identidade: desafios e realidades. FAFIRE. Disponível em
http://www.fundaj.gov.br/images/stories/epepe/IV_EPEPE/t5/C5-182.pdf
LIMA, Paulo Gomes; SANTOS, Sandra Mendes dos. O coordenador pedagógico na educação básica: desafios
e perspectivas. Educare et Educação: revista de educação. Vol. 2, nº 4, jul/dez, 2007.
LUCK, Heloisa. Ação integrada na escola; administração, supervisão e orientação educacional. 11 ed -
Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
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QUIRINO, Raquel. Coordenação pedagógica: saberes e práticas. Disponível em
https://seer.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/1001
ROBBINS, Stephen. P. Fundamentos do Comportamento Organizacional. (TRAD. Reynaldo Marcondes). São
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SILVA Rosa, Jussara Bonfim e SÍVERES, Luiz. Saberes necessários para o pleno desenvolvimento do
educando. Disponível em: http://www.liberato.com.br/sites/default/files/arquivos/Revista_SIER
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UNICEF. Caminhos do Direito de Aprender. Boas Práticas de 26 Municípios Que Melhoraram a Qualidade
da Educação. Brasília, DF: Unicef, 2010. Disponível em www.unicef.org.brasil.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico
ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2002.
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