segunda-feira, novembro 14, 2016

10 PRINCÍPIOS DE APRENDIZAGEM ( CARL ROGERS)

1. Os seres humanos têm naturalmente potencialidade para aprender.

2. A aprendizagem significativa verifica-se quando o estudante percebe que matéria a estudar se relaciona com os seus próprios objetivos.

3. A aprendizagem que envolve mudanças na organização de cada um na percepção de si mesmo é ameaçadora e tende a suscitar reações.

4. As aprendizagens que ameaçam o próprio ser são mais facilmente percebidas e assimiladas quando as ameaças externas se reduzem a um mínimo.

5. Quando é fraca a ameaça ao “eu”, pode-se perceber a experiência sob formas diversas, e a aprendizagem pode ser levada a efeito.

6. É por meio de atos que se adquire aprendizagem mais significativa.

7. A aprendizagem e facilitada quando o aluno participa responsavelmente do seu processo.

8. A aprendizagem autoiniciada, que envolve toda a pessoa do aprendiz- seus sentimentos tanto quanto sua inteligência – é a mais durável e impregnante.

9 A independência, a criatividade e a autoconfiança são quando a autocrítica e a outoapreciação são básicas e a avaliação feita por outros tem importância secundária.

10. A aprendizagem socialmente mais útil, no mundo moderno, é do próprio processo de aprendizagem, uma contínua abertura à experiência e à incorporação, dentro de si mesmo, do processo de mudança.

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