1. Os seres humanos têm naturalmente potencialidade para aprender.
2. A aprendizagem significativa verifica-se quando o estudante percebe que matéria a estudar se relaciona com os seus próprios objetivos.
3. A aprendizagem que envolve mudanças na organização de cada um na percepção de si mesmo é ameaçadora e tende a suscitar reações.
4. As aprendizagens que ameaçam o próprio ser são mais facilmente percebidas e assimiladas quando as ameaças externas se reduzem a um mínimo.
5. Quando é fraca a ameaça ao “eu”, pode-se perceber a experiência sob formas diversas, e a aprendizagem pode ser levada a efeito.
6. É por meio de atos que se adquire aprendizagem mais significativa.
7. A aprendizagem e facilitada quando o aluno participa responsavelmente do seu processo.
8. A aprendizagem autoiniciada, que envolve toda a pessoa do aprendiz- seus sentimentos tanto quanto sua inteligência – é a mais durável e impregnante.
9 A independência, a criatividade e a autoconfiança são quando a autocrítica e a outoapreciação são básicas e a avaliação feita por outros tem importância secundária.
10. A aprendizagem socialmente mais útil, no mundo moderno, é do próprio processo de aprendizagem, uma contínua abertura à experiência e à incorporação, dentro de si mesmo, do processo de mudança.
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