O que significa paisagem?


Por C.L.S 
O QUE E PAISAGEM?
Segundo o dicionário Aurélio, paisagem significa “ extensão de território que se abrange com um lance de vista. Desenho, quadro, gênero literário ou trecho que representa ou em que se descreve um sítio campestre”.
Há diferentes correntes de pensamentos para conceituar esse termo de paisagem. Muitos desses pensadores consideram paisagem uma palavra-chave da geografia, porém esse termo pode assumir diferentes interpretações, dependendo de qual ciência está utilizando-o.

1.2 CONCEITO DE PAISAGEM

            O conceito de paisagem não tem um senso comum, pode assumir diferente significado dependendo de um ponto de vista ou de qual profissional o esta conceituado. Esse termo pode ser definido como tudo aquilo que podemos perceber utilizando os cincos sentido ( tato, olfato, visão, paladar e audição) e é formada por diferentes elementos que pode ser humano, natural, social, econômico e cultural.
            O termo é muito abrangente e pode ser dividido em dois principais: as paisagens naturais e as paisagens culturais.
            As paisagens naturais são aquelas que não se modificaram ou não foram alteradas pela ação humana.
            As paisagens culturais ou antrópicas são resultantes da atividade humana, que constroem alterando os elementos naturais.
            Para a geografia o conceito de paisagem assume diferente perspectiva. Veja alguns conceitos.
            “transcrição exata da imagem visualizada no contato direto junto à natureza, e a paisagem que, embora programada pelo cálculo exato pontual, vai ser manipulada e reconstruída a fim de atingir uma paisagem ideal”. ( Humboldt citado por Warnavin; Araujo, 2016, p.17).
            Nas palavras de Warnavin; Araujo com base nos estudos de La Blache, o desenvolvimento desse conceito “ estava pautada na interação do homem com seu espaço físico, em que determinados gêneros de vida poderiam manifestar”.
            “uma área composta por uma associação distinta de formas, ao mesmo tempo físicas e culturais”. ( Warnavin; Araujo, 2016, p. 18). 
            Como podemos observar, paisagem é um grupo de elementos que pode ser de origens biológica, naturais ou culturais. Elementos naturais como uma floresta, forma de relevo e hídrico. Elemento culturais como uma cidade ou qualquer lugar que sofreu a ação humana. Mas de fato esse conceito assume o significado do contexto a qual foi inserido

REFERÊNCIAS

Warnavin, L; Araujo, W. Estudo das Transformações da Paisagem e do Relevo. Curitiba: Intersaberes, 2016. p 17-18.

 Trajetória do conceito paisagem na geografia, disponível em http://www.geoplan.net.br/material_didatico/Schier_2003_conceito%20de%20paisagem.pdf, acesso 05-07- 2016

O DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE PAISAGEM E A SUA INSERÇÃO NA GEOGRAFIA FÍSICA , disponível http://www.mercator.ufc.br/index.php/mercator/article/view/58/33 acesso dia 05-07-2016.

Medeiros. Geomorfologia fundamentos e métodos para estudo de relevo. Curitiba 2016. 



Comentários