terça-feira, março 03, 2015

Cuidado íntimo pessual feminina

Fotos de Ronda Rousey lutadora de MMA que caíram na net

A medica Nilma Neves professora de Ginecologia da Universidade Federal da Bahia,fala dos cuidados que as mulheres devem ter com a região íntima Referências: 1FEBRASGO – Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia. Orientações sobre higiene íntima feminina baseadas no 1º Guia prático de condutas sobre higiene genital feminina. São Paulo: FEBRASGO, 2010. .
Fonte: Dr Nilma Neves é Ginecologista.

  • Por que e importante cuidar da região íntima feminina e manter o pH equilibrado?


    Cada parte do organismo humano possui características e propriedades especificas e precisa de atenção e cuidados especiais. A área externa da região íntima possui uma camada protetora naturalmente ácida,que previne a proliferação de micro-organismos e bactérias não
    pertencente a esse ambiente. A acidez do pH da região íntima atua como um mecanismo de defesa , prevenindo infecções , irritações e possíveis odores. Por isso,manter em equilíbrio o pH é indispensável à sua preservação .

  • E como podemos manter o pH da região íntima equilibrado ?


    O melhor recurso para esse cuidado é a higienização com sabonetes íntimos com pH ácido ,que de acordo com o Guia sobre Higiene Íntima da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) são formulado especialmente para não agredir a pele e as mucosas da área íntima.

  • Ainda com todos os cuidados ,as vezes as mulheres notam odores indesejados. Porque isso pode acontecer?

    .
    Há fatores externos ligados ao comportamento da mulher que podem prejudicar a preservação do caráter ácido da pele. Suor,abafamento,higiene inadequada e uso de roupas justa e de tecido sintéticos são elementos que pode dificultar a ventilação ou agredir a região íntima e, como consequência ,altera o seu pH,criando um ambiente propício ao desenvolvimento de incômodos desses tipo.

  • Fale um pouco mais sobre esses fatores externos e como afastar os odores indesejados nesses casos. Pouca ventilação:


    O uso frequente de roupas justas ou que deixam a região íntima abafada por muito tempo pode trazer um odor mais forte. O ideal e evitar esse tipo de peça mas quando não conseguir , é importante não exceder muito o período com a roupa.
    Muito tempo fora de casa: a higienização deve ser feita pelo menos uma vez ao dia em climas mais amenos e de uma a três vezes em temperaturas mais quentes. Quem fica muito tempo fora de casa e une isso a outros fatores como pratica de exercícios físicos e o uso de roupa justas ,por exemplo deve redobrar o cuidado.
    Prática de exercícios físico:
    Na correria do dia ,muitas vezes torna-se impossível sair do trabalho e passar em casa antes de ir para academia para tomar uma ducha. Desta forma,levar uma bolsinha com alguns produtos que facilitem principalmente a limpeza íntima, é indispensável.
    Tipos de lingerie:
    Aliada a agitação da vida moderna, sugiram mudanças de hábitos como o uso mais frequente de roupas sintéticas e calcinhas de lycra,que prejudicam a ventilação,alterando o pH e criando um ambiente propício ao desenvolvimento de odores e infecções ginecológicas.
    Menstruação:
    No período menstrual há uma variação do pH da região íntima. Essa fase afeta as mulheres de diversas formas. Uma delas é a mudança no odor vaginal , já que o sangue, em contato com o ar ,pode causar odor peculiar , que incomoda as mulheres. Trocar o absorvente sempre que que perceber que a região íntima esta úmida e higienizar com sabonete específico para a região intima,com o pH equilibrado,pode ajudar a amenizar o cheiro. De forma geral,o odor pode ser prevenido com cuidado adequado com a higiene íntima. A escolha de um sabonete adequado,hipoalérgicos e apropriados para a higiene íntima pode reduzir a chace de ocorrência de quadros irritativos e odores indesejado.

    Fonte:Dra. Nilma Neves é ginecologista
  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário