terça-feira, fevereiro 07, 2017

Faça um plano de estudos para prestar concursos públicos

O ano começou com uma grande oferta de concursos públicos. Há oportunidades em todas as regiões do Brasil. Cargos para todos os graus de escolaridade. Com contratação imediata ou para cadastro de reserva. Se você deseja ingressar na carreira pública, mas não iniciou a preparação, é melhor acelerar o passo para recuperar a desvantagem. A concorrência é imensa e existe uma legião de “concurseiros” nesta disputa. 

O primeiro passo é definir quais são seus objetivos profissionais. É necessário delimitar seu campo de ação para traçar uma estratégia vencedora. O Brasil é um país imenso, com diversas oportunidades de empregos públicos em todas as regiões. Mas não adianta perder tempo e gastar dinheiro participando de concursos públicos em municípios onde você definitivamente não deseja morar. Faça escolhas de acordo como seu perfil e objetivos profissionais.

Por isso, tenha em mente o seguinte: em quais regiões do país você poderia morar, qual a remuneração e os benefícios desejados, carga horária de trabalho, oportunidades de ascensão profissional, perspectivas para a aposentadoria, custo de vida e a infraestrutura da localidade onde está o emprego. Defina suas prioridades profissionais! Assim, você manterá o foco, ao longo da maratona de concursos públicos, preparando-se bem para disputar as vagas que realmente valem a pena. 

Mantenha o hábito de estudar todos os dias, mesmo que haja concurso público à vista. Dessa forma, quando surgirem às oportunidades você terá uma base sólida de conhecimento. Estudará com muito mais tranquilidade. 

Algumas pessoas deixam os empregos para se prepararem exclusivamente para concursos públicos. É uma decisão que deve ser muito bem pensada, principalmente quanto às condições financeiras, caso não consiga aprovação e contratação imediatas.  Com organização e esforço é possível conciliar trabalho e estudos. Não é fácil, mas não é impossível. Quantas pessoas trabalham e conseguem concluir um curso universitário dentro do prazo e com ótimas notas? Gerencie melhor o tempo e verá que é possível estudar com tranquilidade.

Preparação para concursos públicos

Concursos públicos são muito concorridos. Portanto, não adianta ir para um exame sem estar preparado. Preocupe-se mais com a sua preparação. Não conte com a sorte! Nem se intimide com o número de concorrentes. O resultado final mostrará quem realmente estava preparado para conquistar a vaga.  

Leia com bastante atenção o edital do certame. Com base no conteúdo exigido para o cargo você terá condições de fazer uma pesquisa bibliográfica básica e atualizada e separar o máximo de material disponível em sites especializados, especialmente quanto a apostilas e provas de concursos anteriores. Na internet, você encontrará vídeos com aulas preparadas por especialistas.  

Estabeleça um período do dia para estudar. Organização, disciplina e persistência são fundamentais para quem almeja a aprovação em concurso público. Leitura não é suficiente. Teste seus conhecimentos. Faça as provas no mesmo tempo que terá no dia do exame oficial. É recomendável fazer resumos com os conteúdos mais importantes para facilitar a revisão das matérias. A redação não deve ficar de lado. Domínio da língua portuguesa e conhecimentos gerais são essenciais para escrever uma boa redação e responder questões dissertativas. 

Agora, se você tem dificuldade para estudar por conta própria, procure um grupo de estudos ou matricule-se em cursos preparatórios com experiência comprovada e boa reputação no mercado. Se você pretende investir dinheiro, escolha instituições bem estruturadas e com professores altamente qualificados. 

Persista, não desista!

Um ponto de diferença pode adiar a realização de seu sonho de tornar funcionário público. Não desanime! Quantos atletas de alta performance já amargaram péssimos resultados? Quantos profissionais qualificados e experientes estão fora do mercado de trabalho? Inúmeros! Porém, não desistem. Superam as derrotas, aprendem com os erros, fazem os ajustes necessários e buscam novos métodos de aperfeiçoamento. 

Mantenha-se motivado sempre! Acredite em sua capacidade para aprender cada vez mais. Estude as questões que errou. Reavalie seu método de estudos para identificar problemas que tenham afetado seu rendimento. Equilibre a rotina de estudos com outras atividades. Não deixe que a preparação para concursos públicos se torne um martírio, afetando sua saúde, relacionamentos familiares e sociais. Cuide bem da saúde! Alimentação saudável, sono em dia, atividades físicas e lazer são recomendáveis para aguentar o ritmo de estudos. 

Recomendações gerais

Informe-se com antecedência sobre o local e horário da prova, bem como os documentos e materiais que deverão ser usados. Se o concurso público for realizado em outra cidade planeje-se quanto aos meios de transporte e hospedagem. Atenção também à previsão do tempo e condições do trânsito para evitar atrasos em decorrência de alagamentos e congestionamentos. 

Use roupas e calçados confortáveis. Leve água e alimentos leves. Ao receber a prova, preste atenção às orientações e preencha todos os campos obrigatórios. Procure administrar bem o tempo. Não se prenda a questões mais difíceis. Procure resolver os exercícios mais fáceis e a redação. Depois retorne às questões com maior grau de dificuldade.

Leia os enunciados com bastante atenção. Cuidado quando a questão pede para que seja assinalada a resposta incorreta. Lembre-se que ao eliminar alternativas, você chegará mais perto da resposta solicitada. Não deixe respostas em branco nem faça rasuras. Muito cuidado na hora de preencher a folha de respostas. Já imaginou depois de tanto esforço para solucionar uma questão errar na hora assinalar a alternativa escolhida? Pressa, ansiedade, nervosismo só atrapalham a concentração. Mantenha a calma e boa sorte!

Gostou deste artigo? Confira outros textos em nosso blog! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário