domingo, maio 08, 2016

Produção, consumo e descarte responsável (PETs)

Vou utilizar como exemplo de produção, consumo e descarte responsável o polietileno tereftalato (PET), material utilizado na confecção de  garrafas de bebidas ( refrigerante, água  ,etc).
garrafas de bebidas PET
Como podemos ver na imagem as garrafas PETs, são utilizadas para armazenar diversos produtos. Esses produtos são comercializados nos mercados e milhões de embalagens são descartadas de forma inadequada após seu uso.

garrafas pet polui os rios,reciclagem

As PETs que são descartada de forma irregular causa grande problemas ambientais , poluição dos rios e do solo.
lixeiras para coleta seletivas

Para amenizar os problema com as PETs, o ideal seria a coleta seletiva ,levando esse material para reciclagem.
O PET é um polímero termoplástico. Uma das grandes vantagens do PET é que ele pode ser reprocessado várias vezes, facilitando e favorecendo seu processo de reciclagem e uso contínuo na cadeia produtiva. 
REALIDADE
 “Apenas uma metade dessas garrafas são reaproveitada, a outra metade que não ésão reaproveitada ainda pode causar muitos danos à natureza. Infelizmente, grande parte das garrafas usadas é jogada na rua e acabam parando nos rios e mares, contribuindo para as enchentes ou fazendo parte, acidentalmente, da dieta de alguns pobres animais marinho. Quando vão parar no lixão, as garrafas plásticas liberam substâncias químicas que poluem o solo e a água durante seu lento processo de degradação.”



2 comentários:

  1. gostei da descrita, curta mais de grande entendimento, porque o importante não escrever muito falar demais, o importante é a objetividade sem muita falácia ou um jornal para se chegar a verdade a realidade que estamos vivendo na atualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado
      Este post procurei ser bem objetivo ir direto ao ponto sem muita enrolação.

      Excluir