Portifólio ética e educação caminhos buberiano

A educação tem como objetivo a formação de pessoas, na sua forma de agir ,ensinar ao educado o que é um agir ético .Quando se fala em educação não é apenas escolas é todo um conjunto que envolve a vida do educando que contribui para sua formação intelectual e pessoal.
Mas para o educador ensinar ao educando ele tem que agir de forma ética . O texto ética e educação – caminhos buberiano não apresenta uma definição de como agir eticamente, apenas da sugestões do caminho que deve-se tomar para levar uma vida ética.

Há um grande envolvimento de educandores na formação de um educado, isso envolve pessoas próximas ,professores, a sociedade em geral.
A formação ética do individuo se da pela experiência vivida no dia a dia ,depende da sua capacidade de absorver as informações coletadas e assimilar da melhor forma possível. O meio em que vive o educado é que vai fazer sua formação quanto: religiosa,caráter,crença.O educado terá um conhecimento do que e certo e errado, esses conhecimento irá contribuir para sua formação ética mas ele terá que trilhar seu próprio caminho.

Apesar de todos os aspectos abordado no texto" ética e educação – caminhos buberiano" , a forma de agir do educador pode não influencia na vida do educado no ponto de vista ético .Nos dias atuais apesar dos ensinamentos dados pelos educadores (pais, amigos, professores ,sociedade) o educado tende a trilhar seu próprio caminho muitas das vezes ingorando os princípios éticos, cometendo atos repudiado pela sociedade, não seguem o agir ético dos educando mas o seu próprio ponto de vista ou o ponto de vista ético do meio que esta inserido.

Isso e uma questão muito relativa,o seu agir ético pode não ser ético para outras pessoa . Cada um tem sua maneira peculiar de pensar .O agir ético do educador pode influenciar na vida do educado mas isso não definira se ele terá uma vida ética.

Comentários