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Este trabalho tem cunho educativo. Produzido com intuito de
auxiliar os senhores (a) acadêmicos na elaboração de seu trabalho de conclusão
de curso ou afins.
Nesse material você encontrara as principais teorias Henri Paul Hyacinthe Wallon ,
que lhe servira como fonte de pesquisa. Você terá uma noção das teorias Walloniana. Porém não deixe
de consultar outros materiais.
Uma breve biografia de Henri Wallon
Henri Paul
Hyacinthe Wallon nasceu em 15 de
julho de 1879, em Paris, França. Filho de Paul
Alexandre Joseph e neto do historiador e político Henri-Alexandre Wallon. Estudou filosofia,
medicina e filosofia. Viveu em paris
até sua morte, em 1º de dezembro de 1962. Em toda sua vida, dedicou-se a
conhecer a infância e os caminhos da inteligência nas crianças.
Nesse período da sua formação e
produção de suas teorias, houve duas guerras mundiais. A Primeira Guerra
Mundial (1914 - 1918), e a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945), as quais
Wallon estava presente. Na primeira, foi como médico; na segunda, no Movimento
de Resistência Francesa contra os nazistas.
Principais Teoria de Wallon
Segundo Wallon, a gênese da inteligência é genética e organicamente
social, ou seja,
"o ser humano é organicamente social e sua estrutura orgânica supõe a
intervenção da cultura para se atualizar” (Dantas, 1992).
A obra de
Henri Wallon é perpassada pela idéia de que o processo de aprendizagem é não é
adequado postular verdades absolutas, mas, sim, revitalizar direções e
possibilidades.
Uma das
consequências desta postura é a crítica às concepções reducionistas: Wallon
propõe o estudo da pessoa completa, tanto em relação a seu caráter cognitivo
quanto ao caráter afetivo e motor. Para Wallon, é importante, mas não mais
importante que a afetividade ou a motricidade.
( wikipedia)
Desenvolvimento
Na concepção de Wallon, o desenvolvimento ocorre em
forma de estágios, em um processo continuo e sistemático onde a criança tem uma
alternância entre a afetividade e a inteligência.
Conjunto motor
Nesse conjunto estão as funções que dá origem aos
movimentos do corpo motor, que dá a possibilidade de se mover no espaço, além
do equilíbrio corporal.
Conjunto afetivo
Nesse conjunto estão as funções
responsáveis pelas emoções, pela paixão e pelos sentimentos.
Conjunto cognitivo
No conjunto cognitivo é, onde encontramos as
funções do conhecimento, e que nos permite, “fixar e analisar o presente,
registrar, rever e reelaborar o passado, assim como projetar futuros possíveis
e imaginários”.
Estágio impulsivo-emocional
Como o nome já indica, está relacionado com questões internas,
emocionais e motora da criança, especificamente no desenvolvimento do seu “EU”.
Esse estágio ocorre
entre o nascimento e os primeiros anos de vida da criança. Esse estágio se
divide em dois momentos: impulsividade motora e o emocional.
Estágio sensório-motor-projetivo
O estágio sensório –motor e
projetivo vai até os 3 anos de idade. Nessa fase a criança começa a
ampliar suas relações com os meios sociais, ela passa a interagir e manipular a
realidade exterior, entrando no mundo físico e em questões intelectuais,
voltadas aos aspectos mais objetivos. A contribuição prática desse novo estágio faz
surgir a marcha e da linguagem.
Estágio personalismo
O estágio do personalismo,
segundo Wallon, vai dos 3
até aproximadamente os 6 anos de idade, a criança é mais voltada para si,
buscando o enriquecimento do “eu” formando sua personalidade.
Estágio categorial
Esse
estágio começa a aparecer entre os 6 e aos 11, segundo a Wikipédia.
É neste estágio que se formam as categorias mentais:
conceitos abstratos que abarcam vários conceitos concretos
sem se prender a nenhum deles. Nesta fase, por exemplo, uma criança que antes
associasse o conceito de "triângulo" a triângulos equiláteros (porque
este tenha sido apresentado como um exemplo de
triângulo) adquirirá a habilidade de compreender que mesmo "formatos"
diferentes—triângulos isósceles e escalenos—também são abarcados pelo conceito
de "triângulo".
No estágio categorial, o poder de abstração
da mente da criança é consideravelmente amplificado. Provavelmente
por isto mesmo, é nesse estágio que o raciocínio simbólico se consolida como
ferramenta cognitiva
Estágio da puberdade e da adolescência
O estágio da puberdade e da
adolescência inicia-se, a partir dos 12 anos, onde a relação da
criança e o adulto é rompida, começando uma crise a qual Wallon denominou crise da puberdade. Essa
fase afeta todos o sentimento do adolescente.
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