sábado, setembro 17, 2016

Impactos do rompimento da barragem em Mariana-MG

O acidade ocorrido em Marina, Minas Gerais, no dia 05 de novembro 2015 é o maior desastre ambiental do pais, decorrente da atividade de mineração. O ocorrido foi devido ao rompimento de uma barragem da mineradora Samarco.
Barragem da samarco rompem em mariana MG, barragem rompida

 O rompimento provocou uma enxurrada de rejeitos, provocando uma devastação por onde passava seguindo o trajeto do Rio Doce passando por várias cidades do Espírito Santo até chegar no mar. O acidente causou grande transtorno a várias comunidades e um grande impacto ambiental.
Entre os impactos ambientais podemos citar a infertilidade do solo, a destruição da vegetação local, o assoreamento dos rios, mudanças no ecossistema e aterramento de nascentes. Esse rejeito causou grande dano a vida aquática, eliminado todos os organismos vivos encontrados em sua trajetória para o mar, onde afetará a vida marinha
O acidente também causou impactos sócias onde podemos citar: a maior parte das atividades do município estava relacionada com a atividade mineradora, o acidente levou a grande taxa de desemprego, redução da economia local, pessoas sem moradia, perdas matérias, afetou pessoas que vivia da pesca.
 São vários os impactos ambientais e sócias que o acidente da barragem (Fundão) em Mariana-MG causou. Isso falando dos impactos sofrido pelo meio ambiente e a sociedade daquele contexto, porém não podemos deixar de citar os impactos econômicos esse atingiu a todos envolvidos sociedade, governo, e a própria empresa detentora da atividade mineradora.




Nenhum comentário:

Postar um comentário