segunda-feira, junho 27, 2016

Oceanos-mar-marés

Os oceanos são grandes porções de água salgada que ocupa grande parte da Terra e é grande fonte de vida e garante a sobrevivência da população mundial.

Podemos dividir o oceano em 5 porções Oceano Ártico, Oceano Antártico, Oceano Atlântico, Oceano Pacífico e Oceano Índico. As águas que forma cada um dos 5 oceanos tem características próprias, como salinidade, temperatura, movimentos e insolação.

Mares


Os mares ocupam cerca de 41 milhões de Km² da superfície terrestre. Eles poder ser divididos em três tipos:
  • Mares continentais , que estão localizados no interior dos continentes e se interagem com os oceanos por meio de canais estreito.
  • Mares abertos (costeiros), interagem diretamente como oceano.
  • Mares isolados, sem ligação com outros mares nem oceanos .

    Diferença entre mar e oceano


    A grande diferença entre mar e oceanos está na extensão territorial. Os oceanos ocupa uma grande extensão territorial, porém são delimitados por porções de terras, apresentam grandes profundidades. Os mares tem extensão menores, o relevo impõe seus limites, apresenta profundidades menores.

    Como são formada as ondas?


    As ondas ocorrem na superfície das águas oceânicas , devido a ação do vento sobre a água. Pode ocorrer quando há um abalo sísmico.
    Origem das ondas:
  • Tsunamis , tem sua origem em maremotos pode causar grandes destruições.
  • Oscilatórias, são encontrada em alto-mar.
  • Transladativas, quando o vento desloca a onda em direção ao litoral.

    Marés


    É um fenômeno natural que ocorre devido à atração gravitacional da Lua sobre a Terra. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), O tempo médio entre a maré alta e maré baixa é de aproximadamente 6 horas. Nas fases nova e cheia da Lua, o efeito de maré da Lua é somado diretamente ao do sol.


    Nessas ocasiões, as Cheias e vazantes dos oceanos são as mais acentuadas de todo ciclo lunar. As cheias ocorrem ao meio-dia e à meia-noite aproximadamente. As vazantes acontecem nos instantes intermediário (~6 h e 18 h). Quando a Lua está em quarto crescente, as cheias são observadas por volta das 4 h (madrugada) e 16 h e as vezes por volta das 10 h e 22 h. No quarto minguante, as marés altas ocorrem em torno das 8 h e 20 h e as baixas por volta das 2 h e 14 h. (INEPE, 2003)


  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário