quarta-feira, novembro 11, 2015

Troque o sal por outros temperos

sal,temperos,alho,cebola


Muitos cozinheiros (a) , principalmente a dona de casa costuma abusar no uso do sal para temperar os alimentos. Devemos ressaltar que o sal não é tempero, ele apenas acentua o sabor do alimento, ao cozinharmos devemos tomar cuidado para não erar na mão e salgar a comida. Além de ficar com sabor desagradável faz mal a saúde. E fundamental que o cozinheiro (a) tenha conhecimento de temperos que possa substituir ou diminuir o uso do sal . Utilizar ervas e temperos naturais como alho, cebola, alecrim e outros.


Efeito do sal no organismo

Um dos efeitos mais conhecido do alto consumo do sal e o aumento da pressão arterial , mas pode ocasionar problemas renais. O aumento da pressão ocorre devido a propriedade atmosfera do cloreto de sódio que é um dos componentes do sal, que atrai moléculas de água que leva a retenção de líquidos . O organismo para manter o equilíbrio na falta de água ,sugada pelo cloreto , aumenta a pressão arterial ,o brigando o coração a trabalhar cada vez mais rápido.
Os rins tem a função de filtrar as substancias do corpo , é ele que expele o excesso de sal quando os rins não expele o excedente, o cloreto cai na corrente sanguínea e contribui a para o aumento da pressão e causando a hipertensão , que pode influenciar no funcionamento dos órgão de todo o corpo .
Com todos os problemas que o sal pode causar, ele é de estrema importância para manutenção da nossa saúde, se consumido moderadamente, que é cerca de 500mg, mas até 2g e aceitável. O cloreto de sódio e fundamental para a manutenção do equilíbrio e distribuição dos líquidos corporais, além de contribuir para funcionamento do sistema nervoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário