sexta-feira, novembro 13, 2015

CIDADE JEQUERI MINAS GERAIS

cidade de jequeri mg,jequeriense


Jequeri e uma cidade do estado de Minas Gerais esta localizada na zona da mata mineira , com área de 547,897 Km² ,com aproximadamente 12.848 hab.
Sua origem esta relacionado com antigo povoado Santana do Jequeri, por volta dos anos 1848. Seus primeiros habitantes era composto por fazendeiros, que ate hoje são os grandes empregadores da região , visto que a atividade econômica mais comum da região está relacionada a agricultura ,agropecuária ,suinocultura .

Origem do nome jequeri



Conta-se que o nome "Jequeri", teve origem no designativo de uma planta existente na região, que se alastra abundantemente e que tem espinhos dos dois lados. Segundo o historiador Teodoro Sampaio, o nome vem do tupi "in-ker-i", denominação essa que qualifica diversas plantas rasteiras da família das mimosáceas. Um dos primeiros habitantes da cidade, chamado "Manoel", tinha sua venda no local "Vargem Alegre", cercada do dito vegetal, dando motivo a que moradores de outras regiões, ao pretenderem passear por ali, dissessem: Vamos até a venda de manoel Jequeri". Com o correr do tempo, o nome "Manoel" foi suprimido, ficando somente e expressão "Jequeri". (IBGE) 

Lenda de Jequeri


Reza a lenda que a cidade foi amaldiçoada (praga) por um padre, que estava insatisfeito com a população que havia cortado o rabo do seu burro. Segundo a lenda a cidade acabara em areia.

Clima de jequeri


Mesotérmico, caracterizado por versões quente e úmidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário