sexta-feira, setembro 04, 2015

Campanha "Plante uma arvore" Salve a Serra do Ganderela

“Plante Uma Árvore” – Campanha para resguardar a Biodiversidade da Serra Gandarela

Em meio a Serra do Caraça e a Serra da Piedade, uma riqueza natural, a Serra do Gandarela, situada a 40 km de Belo Horizonte – MG e alvo da preocupação atual dos ambientalistas, pois se trata de uma considerável biodiversidade, estimada como a segunda maior área de Mata Atlântica de Minas Gerais com mais de 100 cavernas catalogadas, resguardando um quadrilátero ferrífero com uma das mais extensas regiões de cangas ferruginosas do Brasil, o que facilita o acesso de mineradoras e tem resultado em uma degradação local.

Ano passado, após várias negociações, o Governo Federal cedeu a pressões da sociedade civil para a criação de uma unidade de preservação ambiental, o Parque Nacional da Serra do Gandarela, em contrapartida, permitiu o acesso ao Apolo, da Vale, a sete mil hectares, pondo em risco relevantes Bacias Hidrográficas localizadas na região – Rios Doce/Piracicaba e São Francisco/Rio das Velhas, lesando também a qualidade de 60% do abastecimento de água a Belo Horizonte e região metropolitana. Para informar a sociedade do fato e proteger esse patrimônio natural, desde novembro de 2012 a campanha “Plante Uma Árvore” na Serra do Gandarela, está sendo divulgada pela Floricultura Ikebana Flores em parceria com o Coletivo Cirandar, com mais de 300 parceiros até então, que tornaram possível a execução dessas ações de plantios realizadas em nome deles.

Toda publicação a respeito desta campanha se converte em uma muda nativa plantada pela própria floricultura em um local devastado pela mineração na Serra do Gandarela.

Além da campanha, a floricultura está doando mudas do cerrado: candeia, ipê branco, ipê crioulo, ipê amarelo, mogno, jacarandá, sucupira, aroeira, peroba e jequitibá, entre outras. Basta comparecer na Av. Getúlio Vargas, 1697 - Funcionários - 30.112-021, Belo Horizonte, Minas Gerais. Próximo à Savassi.

Acompanhe o mapeamento das áreas dos plantios realizados e confira também, as fotos do último plantio.

campanha plante uma arvore,serra ganderela,muda de arvore,mapa da serra ganderela

campanha plante uma arvore,serra ganderela,muda de arvore,mapa da serra ganderela

campanha plante uma arvore,serra ganderela,muda de arvore,mapa da serra ganderela

campanha plante uma arvore,serra ganderela,muda de arvore,mapa da serra ganderela

Por Thais Alessandra do Coletivo Cirandar.

3 comentários:

  1. Obrigada pelo apoio a nossa causa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço pela oportunidade de participar de uma campanha de tal importância,que que tem como finalidade a preservação do meio ambiente e a biodiversidade brasileira .

      Excluir
  2. Mais informações sobre a campanha,
    acesse:
    http://www.ikebanaflores.com.br/blog/category/campanha-ikebana-flores/

    ResponderExcluir